Conecta Consultoria Contábil

Veja a importância do fluxo de caixa e controle financeiro para o seu negócio

Empresas existem com o propósito de crescimento e expansão de suas atividades de mercado, objetivando, assim, o aumento de lucro e o patrimônio. Para tanto, é preciso que o negócio apresente saúde financeira, demandando organização e uma gestão contábil assertiva. 


Aprimorada ao longo dos anos pela expertise de profissionais contábeis, o fluxo de caixa tornou-se uma das ferramentas mais importantes para a gestão de toda a movimentação econômica de um negócio. 


Se você quer alcançar o máximo sucesso financeiro e ter bases sólidas para fundamentar suas tomadas de decisões para sua empresa, continue neste artigo e veja a importância do fluxo de caixa  para o controle financeiro do seu negócio. 


Boa leitura!

O que é o fluxo de caixa?

Trata-se de uma estratégia eficiente de monitoramento, coordenação e registro da entrada e saída das de capital nos caixas de uma empresa.


Sua organização é realizada com base em uma periodicidade preestabelecida – e pode monitorar fluxos diários semanais, mensais, semestrais ou anuais, conforme os propósitos da gestão.


Assim, o fluxo de caixa garante um controle efetivo das finanças, confere uma visão realista da saúde financeira da organização e serve de parâmetro para traçar projetos realizáveis dentro do espectro financeiro do negócio.


Além de gerir a movimentação de faturamentos e dispêndios de uma empresa, a gestão de   fluxo caixa ainda permite a confecção de relatórios com dados e informações precisos  acerca dos ativos e passivos líquidos do empreendimento.

Tipos de fluxo de caixa

Diferentes tipos de negócios lidam com mercados distintos, dinâmicas financeiras diversas, além de atenderem a demandas internas e externas com características e necessidades próprias.


Por isso, cada modelo de negócio precisa de um tipo próprio de estratégia na hora de organizar adequadamente suas operações para cumprir seus objetivos, mantendo o foco no balanço financeiro positivo. 


Por isso, existem diferentes formas de organizar o fluxo de caixa. Confira: 

  • Fluxo de caixa direto: controla o valor bruto das entradas e saídas financeiras, antes mesmo do cálculo de descontos;
  • Fluxo de caixa projetado: calcula dívidas e faturamentos do presente para projetar financeiro de projetos do negócio;
  • Fluxo de caixa livre: avalia o potencial do negócio de gerar capital, a partir do excedente monetário após liquidação de todos os compromissos financeiros da empresa;
  • Fluxo de caixa descontado: ele é utilizado para avaliar o valor da empresa. É utilizado em processos de venda ou fusão do negócio. Avalia, também, o retorno de investimentos;
  • Fluxo de caixa indireto: sua base de cálculo parte dos lucros e prejuízos indicados nos Demonstrativos de Resultados de Exercício (DRE).

Qual a importância do fluxo de caixa contribui para o controle financeiro de seu negócio?

A esta altura, você já compreende que, mais que aferir o montante de entradas e saídas financeiras da empresa, o controle do fluxo de caixa contribui para o planejamento financeiro e elaboração de projetos para o negócio.


Confira, agora, de modo mais específico, quais aspectos do negócio a gestão do fluxo de pode aprimorar.

Viabiliza a implementação de indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são essenciais para a elaboração de projetos favoráveis, executáveis e verdadeiramente relevantes para o crescimento do negócio, fortalecimento da marca e tomadas de decisão em momentos decisivos.


E manter uma gestão do fluxo de caixa periódica é fundamental para se ter dados consistentes e atuais sobre a condição econômica do negócio.

Otimiza controle de gastos

controle financeiro a partir do fluxo de caixa favorece a criação de indicadores que facilitam a leitura de quais áreas e atividades operacionais do negócio mais consomem recursos, bem como em quais existe demanda por mais investimentos.


Isso permite uma reorganização estratégica da distribuição de recursos, mitigando desperdícios e proporcionando mais capacidade produtiva para o negócio em geral. 


Além disso, a partir do fluxo de caixa se pode mapear a origem do faturamento e destino dos gastos, fundamentando a composição do orçamento empresarial

Dinamiza processos decisórios

A  consolidação de fatores contábeis do negócio, além de garantir muito mais controle financeiro para a empresa, permite a composição de planos gerenciais muito mais eficazes, subsidiando a gestão com informações precisas que permitirão tomadas de decisão muito mais assertivas.


Além disso, com dados financeiros em mãos, fica mais fácil para o empresário definir prioridades e estabelecer tempo de execução para os projetos de modo que sejam realizadas com a máxima qualidade e os menores custos. 


Agora que você já conhece a importância do fluxo de caixa e controle financeiro para o seu negócio, obtenha o suporte de uma contabilidade especializada para implementar essa ferramenta estratégica de modo assertivo em seu negócio.

Conte com o apoio da Conecta!

Somos uma empresa com 15 anos de atuação no mercado contábil brasileiro. Oferecemos soluções diversas para seu negócio – desde a abertura até tomadas de decisão ao nível executivo. 


Nossos serviços são especializados e trabalhamos com foco na indústria, comércio e prestadores de serviços. 


Entre em contato e conheça nossos serviços personalizados! Gostou deste conteúdo? Leia mais em nosso blog e em nossas redes sociais!



Confira também: Como a análise de indicadores financeiros pode ajudar a empresa na tomada de decisões?